Inteligência Competitiva como profissão Informação-Documentação

By | 11 de Agosto de 2009

Tradução livre e incompleta de “Liste des métiers et des competences de l’intelligence économique, 4 septembre 2006

Numa lista de profissões e de competências recenseando as actividades exercidas a tempo parcial ou inteiro por pessoas individuais ou colectivas no contexto de empresas ou como profissionais independentes.

São enumeradas as competências que sustentam a Inteligência Competitiva (business inteligence (en) / intelligence économique (fr)) […]

  • formateur en intelligence économique
  • veilleur
    Pessoal individual ou colectiva, exercendo por contrato ou por iniciativa própria, a tempo inteiro ou parcial, no sector privado ou público, uma actividade de investigação, de tradução, de memorização e de difusão de informação escrita ou oral, num ou mais domínios de competências. O “veilleur” contribui para a performance, a inovação, prevenção de riscos e ameaças e proteção da organização.
  • analyste
    Pessoal individual ou colectiva, exercendo por contrato ou por iniciativa própria, a tempo inteiro ou parcial, no sector privado ou público, uma actividade de validação, de interpretação e de análise de informação num ou mais domínios de competências. O “analyste” contribui para a  performance, a inovação, prevenção de riscos e ameaças e proteção da organização.
  • auditeur en intelligence économique
    Pessoal individual ou colectiva, capaz de auditar a os recursos de intelligence de uma organização ou agrupamento de organizações,