IFLA2009: A Conferência …

By | 24 de Agosto de 2009

Imaginem que despejava-mos 4000 bibliotecários/as na Feira das Industrias ali em Alcântara na última quinzena de Agosto!

Imaginem essa mole humana à procura de comida subindo pela Rua Luís de Camões até à Tapada da Ajuda, e alastrando pela 24 de Julho até às Docas e a Belém.

É assim que está a IFLA 2009  em Milão, excepto que não há aqui o equivalente das Docas ou dos Pastéis de Belém: a única hipótese de esta gente almoçar é uma pastelaria à frente da porta cujo dono está a ganhar uma fortuna!

A estação de Metropolitano mais próxima está a mais de 15 minutos de caminhada! Os hotéis são todos próximos da entrada… do outro lado (a mais de um quilómetro de distância desta entrada).

Tudo isto sob um calor de 30º++, uns dias com sol, outros com aquela cobertura alta de nuvens a que alguns indígenas também chamam canícula.

Não posso deixar de fazer comparações com Lisboa, porque Lisboa concorreu contra Milão pela IFLA deste ano. Oficialmente perdeu porque a direcção da IFLA escolheu Milão e não Lisboa, mas toda a gente sabe que perde quem não garante subsídios e financiamentos  que cubram os 2 milhões de euros que uma coisa destas custa. Normalmente esse dinheiro é avançado tanto pela cidade anfitriã como pelos ministérios relevantes, como cultura, educação, etc. Em retorno tem-se 4000 pessoas e seus acompanhantes   durante uma semana a dormir em hotéis, a passear pela cidade e a comer em restaurantes, para não falar de todas as actividades satélites que devem pelo menos contribuir com a visita de mais umas 600 pessoas durante uma semana.

Será que Portugal  proporia também a FIL de Alcântara ou a FIL da Expo? A pré conferência da secção IT na reitoria do Universidade do Porto? A pré-conferência da NPSIG em Coimbra. outras em Èvora, Braga, Faro, etc. Tive luz verde da minha escola para propor Vila do Conde para pré conferência de Literacia Informacional se Portugal tivesse sido escolhido.

PS: Para 2011 o governing board da IFLA escolheu Porto Rico! Segundo quem já lá esteve é semelhante a ter a IFLA na Ilha de Porto Santo! O PIB da ilhota vai subir uns 300%!

PPS: A IFLA 2010 era para ser na Austrália, mas não conseguiu garantir o dinheiro, pelo que passou, de urgência, para Gotemburgo (Suécia) que se estava a preparar para 2011.

2 thoughts on “IFLA2009: A Conferência …

  1. Julio Anjos Post author

    2012 será Helsinquia na finlândia, o sítio mais longe da Oeania que o planeta pode eferecer.
    2013 será a Ásia-Pacífico, provavelmente a Malásia , ie: Kuala Lumpur
    2014 … quem sabe! Talvez Portugal esteja tão má em termos de cultura, bibliotecas e acesso a informação que a direcção da Ifla deseje passar por cá para nos envergonhar. Suspeito que Porto Rico é por causa disso.

Comments are closed.