A protecção dos patrimónios…

By | 13 de Junho de 2007

Ao minuto 2:20- Definição de etnosfera, aos 3:22: “o extermínio das línguas: de todas as linguas faladas no mundo quando vocês nasceram mais de metade já não são ensinadas a uma única criança… uma lingua não é um corpo de vocábulos, ou um esquema de regras gramaticais, uma língua é um relampago do espirito humano, o veiculo pelo qual a alma de cada cultura particular de propaga e materializa no mundo. Cada lingua é uma floresta do mundo, um reservatório do espirito, um ecosistema de possibilidades espitiruais.”

Aos 12:24 Para rir…

A ao fim diz: isto não pode ser tratado por políticos… não funciona… Não que polmicas e politica não sejam eficazes, mas contar histórias é mais eficaz… e nós “National Geographic” somos os melhores contadores de histórias do mundo e vamos continuar a defender o património etnográfico do mundo.

Mas o importante: Estas liguas ao morrer, e morre uma por semana, são vítimas daquilo a
que se pode chamar etnocídio. Uma mundo-visão pode ser traduzida, mas
só pode ser vivida na lingua original. E a preservação patrimonial é uma luta, ou pelo menos uma defesa, um seguro, contra o entocídio de cada uma das nossas culturas.

E no fim, do video, enquanto a BMW vende automóveis movidos a hidrogénio lembrei-me do discurso motivador posto no lábios do pretenso presidente dos EUA no filme DIA da INDEPENDÊNCIA.. e a protecção da memória e do património cultural é precisamente lutar contra essa “aniquilação” , esse “direito de viver” , lutar por sse direito de das culturas de “não nos esfumaremos silenciosamente na noite.”