IL2006: Searchers Academy: Gary Price

By | 23 de Outubro de 2006

Esperando que a audiência retorne da pausa de café vai brincando com o skyline globe para gáudio da audiência que ficou na sala a preencher bloguícias (noticias de blog)…

Os americanos são pontualissímos com os intervalos, mas se não lhes dão hora para voltar à sala são tão capazes de os esticar como os Europeus ( que simplesmente não respeitam o prazo dado ).

O estilo de Gary Price é muito próprio, ponderado mas entusiástico.

O handout está ultrapassado, diz logo: devem ficar a saber que “a palavra falada é agora pesquisável por motores de pesquisa” e passa a demonstrar. (www.11alive.com) onde a meio da página há uma caixa de pesquisa ( é a que diz “Powered by Nexedia”)

E a verdade é que não só apresenta resultados para audio que contêm a palavra “mayor” como quando os clips são pedidos, efecivamente o jornalista está a dizer “mayor”. Mas o importânte da coisa não é isto. É que a Nexedia trabalha na indexação dos fonemas pronunciados, e as pesquisas são traduzidas por uma tabela para a sua representação em alfabeto fonético e só depois a pesquisa é realizada sobre a informação fonética. O audio dos clips televisivos e radiofónicos nem é traduzido para texto, apenas para alfabeto fonético!!!

A tecnologia não é nova, mas está a chegar ao ponto de rebuçado para passar à ribalta.

Já na Coreia ouvi falar de livros que eram primeiro traduzidos de textual  para fonético por tabela de palavras e depois carregados em alfabeto fonético para certos dispositivos audio. Neste dispositivos as sequências de caracteres fonéticos eram ‘lidas’ por programas que as declamavam com a voz escolhida. E isto tinha valido à Samsung vários prémios pela tecnologia e pela função social pois tornou-se assim possivel para todos os cegos, em todas as linguas que não usam entoação como a coreana e a japonesa, ouvir os livros declamados sem ter de 1. Lê-los por humanos ou 2. Transcrevê-los em Braille.

Outras coisas interessantes:

Gosta de televisão americana, ou tem saudades dos programas de televisão da sua meninice? http://television.aol.com/in2tv

http://newspaperarchive.com/

www.terrafly.com e http://skylineglobe.com/ (segundo muitos tão bom como google earth)

No ask.com pesquisar por earthquakes. Clicar na smartanswer ( o primeiro link)

Uma constante em todas as 4 apresentações foi “atenção a exalead” e na verdade entre a exalead e o topix.net poderei acrescentar um monte de novas fontes à minha infolitworldnews