IL2006: W7: teaching web search skills.

By | 22 de Outubro de 2006

Notas em www.notess.com/teaching

Os principios da pedagogia mudam muito menos que os motores de pesquisa.

Muitas vezes esquecemonos de dizer “e depois carrega em enter”… muitas pessoas não assumem que o têm de fazer depois de digitar o endereço na caixa de entrada.

20% das pesquisas processadas pelos motores de pesquisa na verdade são endereços completos

O google antigamente dava uma coisa em resposta à pesquisa por loc.gov que agora apenas dá fazendo um prefixo ao endereços info:loc.gov

A propósito da petensa e-sabedoria dos adolescentes: nem toda a gente com menos de 21 anos sabe tudo o que há a saber sobre a internet ( exceptuando, talvez, a procura e descarga de mp3’s)

Em sala colocar os knowall’s juntos. Um knowall e um noviço é mau para o noviço. Se a sala esiver cheia de noviços arranje ajudantes.

No google pesquisar por “the the” ( grupo musical) e fazer duas ou três formações sobre os resultados ( ou falta de significado dos resultados ). No entato diz-se que o o google passou a indexar stopwords por causa dos the the.

Ao fim de 2 ou 3 minutos os estudantes estão prontos para escrever que não existe nada no mundo sobre o assunto pedido para investigar. No entanto o comportamento de pesquisa por informação sobre o namorado/a é completamente diferente… ( tese em psicologia / educação / comportamentos informacionais pronta a sair?). Portanto o problema não é a capacidade dos alunos empregarem mais tempo de investigação, é a sua vontade.

http://dir.yahoo.com ainda existe, mas durante quanto tempo mais?

Qual o sitio mais autoritativo para obter a população da Povoa de Varzim? O INE? Qual o sitio mais autoritativo para saber informação sobre os carros da Honda? www.honda.pt? E para saber da satisfação dos proprietários/utilizadores de carros Honda?

A utilização de sinais aritmeticos como + e – para realizar operações booleanas chama-se ( malandros ) baby-boolean e por vezes blond-boolean  (booleano para loiras !!!)

A retenção é melhor se a primeira experiência falha e é corrigida. Mas como planear actividades de formação que falhem à primeira vez?

Ferramentas de screencasting (workshop amanhã à qual não vou poder assistir)http://www.notess.com/screencasting/

Uma solução para formação com todos os alunos com computador: Professor na última fila.

E a cereja no topo:

http://www.overture.com

Pesquisar “portugal”

Aparece a lista dos resultados na overture: com a indicação de serem sponsored (pagos) ou não.

No canto supeior direito há um link:”View Advertisers’ Max Bids”

Clicar aí, e depois da entrada do dispositivo anti-robot, verá uma lista com as ofertas que correspondem a cada link comprado.

Agora vá ao yahoo. pesquise “portugal”, e compare os resultados.

Sim, a yahoo põe aqueles resultados marcados como “pagos” mas agora sabemos quantio custa ao anunciante cada vez que clicamos no link pago. Neste caso,  sempre que clicar no anuncio numero 1, a yahoo fica 35 centimos de dólar mais rica.

O 1º link para “offshore” rende à yahoo cerca de 50 dolares cada vez que é clicado. Já o 2º link para bush faz o partido republicano pagar 35 centimos. Os outros links pagos são para rir… Clicar sem o intuito de comprar chama-se click-fraud