o bibliotecário 2.0 (SP1)

Service Pack 1


  • Facebook

    O Bibliotecário 2.0 on Facebook
  • Outros Blogues


    oitenta e cinco. Get yours at bighugelabs.com/flickr
  • RSS O outro blogue

  • Translate

  • Comentários

  • Arquivos Temáticos

  • Arquivo Mensal

Wikisofia, wikilogia, wikipedia… um efeito de cauda longa…

Publicado por Julio Anjos em 2007, 18 de Junho

Alguns estudiosos do assunto já repararam que nunca uma entrada sobre Portugal na Britannica terá a mesma dimensão que a entrada sobre Inglaterra. Ninguém compra a Britannica pela entrada sobre Portugal, mas quem a compra quer decerto uma boa entrada sobre Inglaterra…

Assim as entradas na Britanicca apresentam um efeito de curva descendente exponencial e a partir das 50 ou 100 palavras a Britannica declina gastar papel, encadernação e reputação no assunto. Com a wikipédia já não é assim, e sendo tudo o resto igual, a entrada sobre Inglaterra poderá ter a mesma dimensão que a entrada sobre Portugal. Ou seja, gasta-se mais bytes a falar de Paul Dirac, por exemplo, na Wikipedia que na Britannica, pelo simples facto de que uma entrada se 5000 bytes custar o mesmo pa produzir que uma entrada de 2500 ou 10000 bytes . Não só a wikipedia explora a cauda longa ao potenciar entradas que não merecem mais de 5 palavras como permite um maior numero de palavras a personagens e temas que os editores da Britannica consideraram menos merecedoras de column-inches.

PT-AF716_WIKIGR_20070615184518 Em 16 de Junho de 2007 o Wall Street Journal publicou o seguinte estudo que parece, á data de publicação, demonstrar o facto. O facto é provado pelo tamanho relativo da entrada sobre Paul Dirac(14:26, 18 June 2007 (21,133 bytes) ), responsável por diversos avanças matemáticos, ser apenas o dobro da entrada sobre Andrew Willes(15:34, 16 June 2007 (11,840 bytes) ), cujo inquestionável génio, no entanto, apenas resolveu um problema matemático…. ainda que tenha sido o Último Teorema de Fermat, foi a única coisa que fez na vida.

Também só na Wikipedia a prova do Último Teorema de Fermat teria em rodapé as duas referências que lhe são feitas na série animada dos Simpsons

Imprimir esta notícia Imprimir esta notícia

Comentar


XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Login with Facebook:
Página 1 de 11
 

Bad Behavior has blocked 571 access attempts in the last 7 days.