A biblioteca universitária e a cadeia de valor da universidade

By | 17 de Novembro de 2007

Pergunta: Ao lado dos professores, é a biblioteca universitária um agente cuja performance tem influência tanto na  qualidade do produto final(finalistas) imediato como qualidade da matéria prima (caloiros) a curto e médio prazo?

A performace de uma Universidade é medida pela empregabilidade dos seus formandos (não pelos números absolutos de formandos, isso é o ensino secundário).

Quanto maior a apetência do mercado pelo seu produto, formandos, em concorrência com outros formandos de cursos similares, maior a competição para entrar e mais alta a qualidade dos candidatos que se apresentam às vagas disponíveis. Certo?

É defensável que a qualidade dos serviços prestados pela biblioteca universitária seja um valor acrescentado tal como os serviços de orientação pedagógica prestados pelos professores?

Portanto: faz a biblioteca parte da cadeia de valor da Escola?

Que é defensável que sim, eu já sei…

O que me aflige é se será defensável que não?

A performance da Biblioteca (independentemente da percepção imediata da performance pelos utilizadores directos) não tem apenas impacto no trabalho apresentado pelo aluno ao professor, mas no trabalho mais tarde realizado pelo aluno, uma vez formado, na sociedade… e consequentemente na percepção da performance da escola por essa mesma sociedade, pois para a sociedade em geral a performance dos formados é sempre mais ou menos cognata com performace da Universidade