eLearning Lisboa 07: Boas Vindas

By | 15 de Outubro de 2007

Com um bonito ramalhete de ministros e secretários de estado na primeira fila, Luis Filipe da FDTI (Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação) começa por afirmar que esta é já a maior conferência sobre eLearning alguma vez realizada em Portugal com 84 oradores e 1800 participantes.

Agradecimentos aos diversos intervenientes e em especiaol ao Eng Carlos Zorrinho (o "Lisboa Man" que vem mesmo de  Lisboa) e a Roberto Carneiro, da comissão científica.

Carlos Zorinho: Um reconhecimento que a sociedade portuguesa adoptou o plano tecnologico. Esta conferência nasce da sociedade civil, sendo depois do lançamento, e apenas depois do lançamento, alvo de muitos apois institucionais.

"Há que criar um ambiente rico em conhecimento para que possamos criar uma sociedade em que seja natural aprender, da mema maneira que se respira bem num ambiente rico em oxigénio."

Claro que para mim é necessário criar um ambiente com acesso facilitado à informação para que a criação de conhecimento possa ocorrer, mas enfim, paradigmas diferentes sobre como medir conhecimento: ou em termos de médias escolares ou milhares de sms’s na véspera de Natal. Incidentalemente o método Irlandês, de raptar investigadores universitários de renome (raptados a 5 vezes o ordenado corrente com contrato inescapável de 5 anos) para leccionar nas suas universidades (inclusive em formação de novas gerações de professores primários) parece-me mais apropriado… mas enfim, o ministro é ele e não ele.

Depois dos agradecimentos o Engº Zorrinho lança-se num discurso que deve ter tito o título de trabalho  "Vivemos num tempo em que conhecimento é a principal fonte de valor" bastante interessante que será objecto de artigo próprio, onde se falou de muita coisa, inclusivamente de que "o mundo é plano" (coisa que eu já sabia e que graças a Deus este homem sabe).

Segue-se o Ministro do Trabalho e Solidariedade Social que chama à mesa a "qualificação" que é essencial para o "desenvolvimento" (espero que não seja "qualificação" no sentido de fábricas de diplomas que essa não contribui para o "desenvolvimento", apenas para a posição ocupada nos rankings de "qualificações" ). Formação inicial de jovens voltada para a empregabilidade… "Novas Oportunidades"… Catálogo Nacional de Qualificações

Segue-se ainda o Ministro da Presidência, , que fala e fala sobre o enquadrammento desta conferência na Presidência Portuguesa, etc, etc,… e nota a certa altura que este não é um país em que se pode entregar o IRS online… é um país em que 60% dos contribuintes fazem a declaração Online, em que mais de metade das novas empresas são criadas online, e desde há uns dias até online… em que se acabou com o Diário da Republica em papel (não me admira que haja tanta aceitação da versão online, afinal é a única que há…) Enfim … conversa de TIC, aliás de eTIC, e um pouco feita para estrangeiro ouvir.

Dia z acerta altura que temos agora, nas escolas, 1 computador com ligação à internet para 8 alunos, sendo desejado por este governo chegar a um ratio de 1 CPU para cada 2 alunos, o que deve fazer os importadores de computadores muito felizes. Mas a verdade é que as estatisticas de acesso ‘inclusivo’ (camadas mais desfavorecidas, pré-universitárias e a-universitárias) à internet estão aquém das médias europeias. Fará isto subir o nosso status nos resultados do PISA? Francamente… só sei que é ouro sobre azul a economia chinesa.

"Que esta conferência seja o que a europa precisa, ou seja um SUCESSO"