BlueShield 2.0

By | 12 de Junho de 2007

Estou acabando o trabalho sobre práticas (boas se as houver) de web 2.0 nas profissões/ciências da memória: arquivos, bibliotecas, museus, monumentos, mediatecas, etc….

E estou espantado com os desenvolvimento insuspeitos que andam por estas ciências todas a fora.

Caso especial é o da ichim05: the international cultural heritage informatics meeting em cujo programa encontro um titulo tão refinado que até faz doer os olhos: “ARCHIVAGE DES AMBIANCES DE JEU GRACE A LA REALITE VIRTUELLE POUR LA CONSERVATION DU PATRIMOINE CULTUREL LIE AUX JEUX VIDEO” com o seguinte resumo:

The video game heritage is being preserved especially on the Web: comments, screenshots,
sounds, videos, etc. But one important element is missing: the environment in which we play
(game atmosphere) is one of our strongest memories. This article describes:
1. an investigation-based method to record game atmospheres,
2. the four atmospheres we are archiving (one bedroom, one living room, and two game room
atmospheres),
3. the interactions allowed in these virtual environments, and
4. some technical points about how to access these atmospheres (on the Web or thanks to a
virtual reality system).

O interessante é que o museu existe mesmo: http://www.utc.fr/inspiration/english/sousprojet/sousprojet.html

Que problema de arquivística/preservação de património/memória tão interessante!!! Só a lista de referências sobre este sitio em artigos, livros, etc dava para fazer mais dois ou três trabalhos iguais.

Technorati Tags: