5 blogues não biblionómicos que leio frequentemente

By | 6 de Abril de 2007

Anda por aí uma meme a passear: “indique 5 blogues que lê que não tenham nada a ver com ciências da informação. Comente se quiser”

Aqui vão os meus:


David Weinberger, o meu ódio de estimação. Um pensador que se esconde atrás de um cartão de visita que diz apenas, “Harward Fellow”, e que faz com que ninguém o contradiga. Pois este senhor só depois de escrever milhares de palavras sobre o desperdício que as profissões de bibliotecário e arquivista foram nos últimos 4 mil anos é que descobriu Ranganathan e está a engolir tudo o que disse, mas amiude e às escondidas.

Murçon. Para quem é Português já sabe de quem estou a falar, para quem não é português aqui vai: Um dia este professor ia a entrar no anfiteatro que lhe estava destinado no horário do ISCBAS, e encontrou-o ocupado por uma alta individualidade científica e seus 8 doutorandos. “Vá para a sala tal e tal”, retorquiu-lhe a individualidade quando ele lhe pediu para vagar o anfiteatro. “Desculpe mas não posso, tenho aqui 300 alunos no corredor e este é o único anfiteatro com essa capacidade”.  A individualidade que tinha passado muitos anos fora de Portugal pergunta logo “300 alunos?! Mas que ensina você?”, ao que os alunos mais junto à porta, para aí umas 20 vozes (de entre as 300 que realmente lá estavam), respondem em coro: “SEXO!”. Falo é claro do inconfundível Júlio Machado Vaz.

Commedy Central: Contem como um apesar de serem dois: Daily Show e Colbert Report, as pessoas mais fiáveis no jornalismo norte americano, apesar de serem comediantes.


Dilbert: não é ciências da informação, é ciências da gestão.


Daily Searchcast: Técnicamente é um podcast mas enquanto não der para seguir um link por clicar no botão do rato quando o comentador o está a divulgar em áudio (alguém se quer aventurar a resolver este problema tecnológico?) tenho de ler o Blogue.