Painel de Blogues de CI no 9º Congresso BAD – Visão pessoal

By | 30 de Março de 2007

A audiência no principio prometia. Pensava mesmo, a meio da sessão desafiar o Dr Armando Malheiro a indicar-me o que era preciso eu dizer para que me respondesse no blogue… mas saiu antes de eu ter o ensejo de o fazer.

A conversa dos pesos pesados: em boa hora, creio que foi o Pedro Principe, trouxe à discussão o não envolvimento dos pesos-pesados, na biblio-blogosfera portuguesa. Pelas reacções da audiência, e de alguns a quem não se pode deixar de classificar como pesos pesados,  fiquei com a impressão que:

  • A blogosfera é terreno mais próprio para as gerações mais novas ( mais leves ?)
  • Que os blogueiros não se preocupem, quando fizerem argolada grossa os pessos pesados saem a terreiro.
  • Que em Portugal não há tradição de discutir, nem para não discutir. É cultural, diz-se.

Na ExpoBAD algumas pessoas vieram cumprimentar-me, principalmente pelo blogue ao vivo, mas para meu grande rogozijo, para dizer que tinha sido despertado um ‘bichinho‘ blogueiro.

Há falta (ou ausência completa) de periódicos de CI em Portugal. Isso vícia a comunidade científica. Isso pode provocar o mutismo dos CI. Mas é uma oportunidade desperdiçada o facto de a blogosfera não estar a ser usada por quem sabe dos outros assuntos que não têm ainda cobertura temática, por exemplo Normalização, ou Controlo de Qualidade.

A minha pergunta é: será que a ausência de circuito de peer review  inibe os trabalhos científicos na biblio-blogosfera lusitana? Será que os cientistas confirmados não querem fazer nada sem passar pelo peer-review? Ou não querem ser alvo de contradita sem peer review, ou pior ainda não querem publicar ao lado dos non peer. O efeito Wall de que falei o ano passado no contexto dos Repositórios Institucionais (há pessoas que se recusam a publicar na mesma revista que outras pessoas… nem que em vez de na mesma revista seja o mesmo repositório institucional)?

Será que não sendo um ambiente peer reviewed é considerado um parente menor de divulgação de opinião e facto científico?

Ou será que a oferta presente é realmente tão boa que não há mesmo mais nada a dizer, nem pelos produtores de ciência da informação!!

Eu por mim não sou cientista (teoria e plano de experiência, experiência, recolha de resultados, publicação)… sou um tipo que acho que é hora de, em portugal, os profissionais da informação pararem de se preocupar com a melhoria da respostas dos seus clientes(e é quando se preocupam com isso) e passarem a preocupar-se também a melhoria da qualidade das perguntas que os seus clientes fazem… Isto é apenas um meio de espicaçar mentalidades.