IL2009: Vint Cerf

By | 2 de Agosto de 2009

4050626789_7b51d08c63[1]

Vint Cerf é um dos inventores da Internet, na vertente de protocolos TCP/IP. É uma honra estar numa conferência em que ele faz a gentileza de estar presente.

Para além de tudo o resto tem o emprego mais fácil do mundo: Chief Internet Evangelist para a Google… que boas novas serão estas? Porque apenas 25% da população mundial está “online”. É ainda preciso andar por aí a ensinar às pessoas como financiar o desenvolvimento do acesso à internet. E a convencer outras…

Religião: Geek Orthodox!

Não gosta que lhe chamem pai da internet porque isso implicaria que Bob Khan é a mãe!… E houve tantos pais!

Mas a concepção foi no Hayatt Cabana Hotel em Palo Alto, CA, mas ainda ninguém se lembrou de meter uma placa comemorativa na suite.

O bloco de notas em que os desenhos originais foram feitos foram deitados fora.

Na altura penas nos preocupava a procura de um mecanismo standard de ligar redes de computadores entre si. Dai saiu o TCP, depois desmembrado em TCP e IP. O protocolo que estão todos a usar tem portanto mais de 70 anos.

Há pessoas no mundo que não gostam que as pessoas partilhem informação livremente.

Há pessoas no mundo em que não gostam que toda a internet funcione na base de cópia de informação.

As pessoas têm de beneficiar das suas criações… mas o sistema de copyright tradicional não é o conceito definitivo nesse campo.

Falou-se também de “bit rot”, o problema  de arquivística levantado pela necessidade de preservar as tecnologias (hardware e software)que lêem os bit’s para além dos suportes a esses bits. Diz que a “cloud” pode ajudar a resolver o problema.

Falou-se da incrível “aposta no escuro” que foi a funcionalidade “View Source” em todos os browsers desde o primeiro.