o bibliotecário 2.0 (SP1)

Service Pack 1


  • Facebook

    O Bibliotecário 2.0 on Facebook
  • Outros Blogues


    oitenta e cinco. Get yours at bighugelabs.com/flickr
  • RSS O outro blogue

  • Translate

  • Comentários

  • Arquivos Temáticos

  • Arquivo Mensal

Todo os livros em papel na biblioteca pesquisáveis em texto integral

Publicado por Julio Anjos em 2009, 25 de Fevereiro

Já tinha ouvido a Stephem Abram que isto era possível mas não queria acreditar. Fui investigar a API do google para o efeito e é efectivamente facílimo… se se perceber AJAX coisa de que o POSI já tratou (o java já não me estava a dar luta…).

Tenho aliás estado a usar o sistema para saber em qual dos meus vários livros aconselhados no POSI encontro os capítulos e páginas relevantes para a matéria que estou a estudar ou programar num dado momento. Pode nem sempre apresentar a página relevante, mas saber qual o numero dela é uma ajuda fenomenal.

Tou a pensar fazer um gadget para incorporar em páginas de cursos (Moodle por exemplo) para pesquisar os acervos das bibliotecas universitárias num ápice… ou em páginas de bibliotecas para permitir descobrir, em ultima instância, onde estão os livros que contêm “Hercule Poirot” que pode nem sempre ser na secção de ficção policial…. claro que interfaces abertos para catálogos é uma ficção, mas sonhar não custa.

Vivam os mashup’s vivos!!!

Imprimir esta notícia Imprimir esta notícia

5 Comentários to “Todo os livros em papel na biblioteca pesquisáveis em texto integral”

  1. Lino Oliveira Disse:

    Muito interessante isto!
    E as aplicações que pode ter no LMS para relacionar, por exemplo, os livros possíveis com determinadas matérias, perspectivas boas utilizações.

  2. Julio Anjos Disse:

    Claro que só funciona com livros indexados no Google Books….
    O que seria engraçado… as bibliotecas a QUEREREM que os seus acervos fossem indexados no Google Books!!!!

  3. Pedro Príncipe Disse:

    Sugiro uma visita a httl://cc.doc.ua.pt
    Foi um projecto simples, quase só realizado por uma pessoa, fora de horas… mas fica-se só por meta pesquisa. E que dá jeito em muitas bibliotecas.

  4. Julio Anjos Disse:

    É o trabalho de Filipe Bento, não é?

    Está muito bom, mas quero-o levar mais alem de modo a ser compatível com qualquer “biblioteca” de modo a que efectivamente o maior numero possível de livros em acervo possa ser pesquisada e referenciada em texto integral, via google, com os resultados a emergirem com as cotas da própria biblioteca.

  5. Pedro Príncipe Disse:

    Sim, é o excelente serviço que o Filipe criou de um modo completamente gratuito. Servindo também alguns objectivos internos dos SDUA. Mas na minha perspectiva sempre teve grandes potencialidades de crescimento.

Comentar


XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Login with Facebook:
Página 1 de 11
 

Bad Behavior has blocked 571 access attempts in the last 7 days.