Librarian@2010: Dia 3

By | 21 de Setembro de 2007

Ian M. Johnson, Aberdeen Business School, The Robert Gordon University, UK falou de vários modelos de acreditação e das vantagens e desvantagens entre eles, uma vez aplicados a bibliotecários ou ao que aqui se chama em Inglês , os para-bibliotecários (ou para-profissionais)… uma área muito descuidada por muitos sistemas nacionais e supranacionais de formação e acreditação.

Nunca pensei que isto fôsse para alguns uma coisa tão piramidal.

A experiência britânica e a experiência francesa, exposta pela oradora anterior (Mireille Lamouroux, University of Paris 8, Paris), são muito interessantes e importantes, no entanto tão diversas que não consigo ver como as consiliar num corpus pan europeu que não seja fortemente resistido por qualquer um dos dois países ou dos restantes parceiros europeus.

Outra coisa falada durante o debate, para incentivar o desenvolvimento curricular e académico dos profissionais (que é sem sombra de dúvida necessário), foi o modus operandi de algumas associações que usam pontos e ‘denominações’ cada vez mais pomposas (desde associate até fellow)… o aque me parece um sistema de "cenoura" possível…

O sistema de acreditação/avaliação de portofólios pessoais seria também interessante.

One thought on “Librarian@2010: Dia 3

  1. maria jose vitorino

    Sobre os portfolios, nomeadamente em formato digital, bem podíamos trocar alguma sideias. Conhecer recursos de referência neste campo?

Comments are closed.