o bibliotecário 2.0 (SP1)

Service Pack 1


  • Facebook

    O Bibliotecário 2.0 on Facebook
  • Outros Blogues


    oitenta e cinco. Get yours at bighugelabs.com/flickr
  • RSS O outro blogue

  • Translate

  • Comentários

  • Arquivos Temáticos

  • Arquivo Mensal

The Open Library

Publicado por Julio Anjos em 2007, 18 de Julho

the_open_library 

Isto é um dos projectos mais interessantes e arrojados desde “The LibraryThing”. O objectivo é precisamente uma “bibliographia universalis” (a là Paul Otlet) por crowdsourcing com umas pitadas, aqui e ali, de cooperação de bibliotecas nacionais e editores…

As consequências reais…. imaginem um mundo em que todos os livros (obra intlectual única publicada em formato livro) têm uma ficha catalográfica completa num repositório aberto, sem quaisquer direitos de propriedade ou reservas de exploração excepto “not for resale”, sobre a ficha catalográfica. 

Imaginem um mundo em que todos os livros têm um URI válido mundialmente mesmo que não tenham um ISBN (podem até ser anterirores ao ISBN)

Imaginem um mundo em que todos os livros e suas versões (traduções e reedições) são conhecidos

Imaginem um mundo em que se podem criar listas de existências de modo a que se possa descobrir onde está a cópia mais próxima e em qualquer lingua de qualquer livro

Imaginem um mundo em que referenciando a ficha no repositório central, para os dados sinaléticos, cada biblioteca pode acrescentar a sua catalogação e indexação… 

Imaginem um mundo em que referenciando a ficha no repositório central, para os dados sinaléticos, cada leitor pode agregar as suas tags e comentários.

Imaginem um mundo…

Imprimir esta notícia Imprimir esta notícia

Comentar


XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Login with Facebook:
Página 1 de 11
 

Bad Behavior has blocked 476 access attempts in the last 7 days.