o bibliotecário 2.0 (SP1)

Service Pack 1


  • Facebook

    O Bibliotecário 2.0 on Facebook
  • Outros Blogues


    oitenta e cinco. Get yours at bighugelabs.com/flickr
  • RSS O outro blogue

  • Translate

  • Comentários

  • Arquivos Temáticos

  • Arquivo Mensal

A Informação: Da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico

Publicado por Julio Anjos em 2007, 18 de Janeiro

Novo livro do Professor Armando Malheiro da Silva já está nas bancas:

Silva – Armando Malheiro Da
A Informação : Da Compreensão do Fenómeno à Construção do Objecto / Silva – Armando Malheiro Da. -  : Edições Afrontamento , (Novembro) 2006. – . – 1 volume
ISBN 972-36-0859-6

Podem ir comprando, para o ano é de certeza leitura obrigatória… seja como fôr, matéria de várias disciplinas leccionadas por Ana Terra está lá toda explicadinha.

Mas continuo a aconselhar a aquisição paralela de um Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, que a nossa lingua, na pena do Prof Malheiro, revela-se muito mais rica do que os professores do liceu nos ensinaram (ou conseguimos apernder).

Pode dizer-se que a informação está na moda, no entanto este conceito, também associado ao objecto de uma Ciência social emergente e ainda titubeante, radica num fenómeno humano e social que data, pelo menos, das primeiras e significativas manifestações simbólicas do Homo Sapiens. É óbvio, por isso, o interesse em desfazer equívocos e ligeirezas de um tempo do efémero, do superficial e do light, prosseguindo-se na abordagem epistemológica de uma disciplina dividida entre o imperativo de uma identidade mínima, reforçada por um objecto e método próprios, e a tendência pós-moderna do não-lugar, que é o que ser interdisciplina efectivamente implica. Esta deriva pós-modernista é tão rejeitada quanto o positivismo, sendo, em contraponto, trilhada uma via indagante e problematizadora apostada em descobrir elos e diferenças essenciais da Informação com a Cultura, o Documento, o Conhecimento e a Comunicação.

Sinopse em Webboom.pt

Imprimir esta notícia Imprimir esta notícia

Comentar


XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Login with Facebook:
Página 1 de 11
 

Bad Behavior has blocked 333 access attempts in the last 7 days.