A Informação: Da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico

By | 18 de Janeiro de 2007

Novo livro do Professor Armando Malheiro da Silva já está nas bancas:

Silva – Armando Malheiro Da
A Informação : Da Compreensão do Fenómeno à Construção do Objecto / Silva – Armando Malheiro Da. –  : Edições Afrontamento , (Novembro) 2006. – . – 1 volume
ISBN 972-36-0859-6

Podem ir comprando, para o ano é de certeza leitura obrigatória… seja como fôr, matéria de várias disciplinas leccionadas por Ana Terra está lá toda explicadinha.

Mas continuo a aconselhar a aquisição paralela de um Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, que a nossa lingua, na pena do Prof Malheiro, revela-se muito mais rica do que os professores do liceu nos ensinaram (ou conseguimos apernder).

Pode dizer-se que a informação está na moda, no entanto este conceito, também associado ao objecto de uma Ciência social emergente e ainda titubeante, radica num fenómeno humano e social que data, pelo menos, das primeiras e significativas manifestações simbólicas do Homo Sapiens. É óbvio, por isso, o interesse em desfazer equívocos e ligeirezas de um tempo do efémero, do superficial e do light, prosseguindo-se na abordagem epistemológica de uma disciplina dividida entre o imperativo de uma identidade mínima, reforçada por um objecto e método próprios, e a tendência pós-moderna do não-lugar, que é o que ser interdisciplina efectivamente implica. Esta deriva pós-modernista é tão rejeitada quanto o positivismo, sendo, em contraponto, trilhada uma via indagante e problematizadora apostada em descobrir elos e diferenças essenciais da Informação com a Cultura, o Documento, o Conhecimento e a Comunicação.

Sinopse em Webboom.pt