o bibliotecário 2.0 (SP1)

Service Pack 1


  • Facebook

    O Bibliotecário 2.0 on Facebook
  • Outros Blogues


    oitenta e cinco. Get yours at bighugelabs.com/flickr
  • RSS O outro blogue

  • Translate

  • Comentários

  • Arquivos Temáticos

  • Arquivo Mensal

IL2006: Searchers Academy: Gary Price

Publicado por Julio Anjos em 2006, 23 de Outubro

Esperando que a audiência retorne da pausa de café vai brincando com o skyline globe para gáudio da audiência que ficou na sala a preencher bloguícias (noticias de blog)…

Os americanos são pontualissímos com os intervalos, mas se não lhes dão hora para voltar à sala são tão capazes de os esticar como os Europeus ( que simplesmente não respeitam o prazo dado ).

O estilo de Gary Price é muito próprio, ponderado mas entusiástico.

O handout está ultrapassado, diz logo: devem ficar a saber que “a palavra falada é agora pesquisável por motores de pesquisa” e passa a demonstrar. (www.11alive.com) onde a meio da página há uma caixa de pesquisa ( é a que diz “Powered by Nexedia”)

E a verdade é que não só apresenta resultados para audio que contêm a palavra “mayor” como quando os clips são pedidos, efecivamente o jornalista está a dizer “mayor”. Mas o importânte da coisa não é isto. É que a Nexedia trabalha na indexação dos fonemas pronunciados, e as pesquisas são traduzidas por uma tabela para a sua representação em alfabeto fonético e só depois a pesquisa é realizada sobre a informação fonética. O audio dos clips televisivos e radiofónicos nem é traduzido para texto, apenas para alfabeto fonético!!!

A tecnologia não é nova, mas está a chegar ao ponto de rebuçado para passar à ribalta.

Já na Coreia ouvi falar de livros que eram primeiro traduzidos de textual  para fonético por tabela de palavras e depois carregados em alfabeto fonético para certos dispositivos audio. Neste dispositivos as sequências de caracteres fonéticos eram ‘lidas’ por programas que as declamavam com a voz escolhida. E isto tinha valido à Samsung vários prémios pela tecnologia e pela função social pois tornou-se assim possivel para todos os cegos, em todas as linguas que não usam entoação como a coreana e a japonesa, ouvir os livros declamados sem ter de 1. Lê-los por humanos ou 2. Transcrevê-los em Braille.

Outras coisas interessantes:

Gosta de televisão americana, ou tem saudades dos programas de televisão da sua meninice? http://television.aol.com/in2tv

http://newspaperarchive.com/

www.terrafly.com e http://skylineglobe.com/ (segundo muitos tão bom como google earth)

No ask.com pesquisar por earthquakes. Clicar na smartanswer ( o primeiro link)

Uma constante em todas as 4 apresentações foi “atenção a exalead” e na verdade entre a exalead e o topix.net poderei acrescentar um monte de novas fontes à minha infolitworldnews

Imprimir esta notícia Imprimir esta notícia

Comentar


XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Login with Facebook:
Página 1 de 11
 

Bad Behavior has blocked 262 access attempts in the last 7 days.