o bibliotecário 2.0 (SP1)

Service Pack 1


  • Facebook

    O Bibliotecário 2.0 on Facebook
  • Outros Blogues


    oitenta e cinco. Get yours at bighugelabs.com/flickr
  • RSS O outro blogue

  • Translate

  • Comentários

  • Arquivos Temáticos

  • Arquivo Mensal

IATUL: Reflexões suscitadas pela intrevenção de Alberto Amaral

Publicado por Julio Anjos em 2006, 23 de Maio

No contexto da Universidade como fornecedora de serviços temos um serviço directo ao aluno e um serviço indirecto à sosciedade.

Nas Universidades ditas públicas o preço do serviço é partilhado entre o aluno e a sociedade, nas universidadfes privadas o serviço é pago exclusivamente pelo aluno.

Pergunta: no fim a quem deve a Universidade responder, ou seja, quais os verdadeiros clientes? Os alunos (meio de produção, matéria prima transformável) ou a sociedade que é a usofruidora final.

A que anseios responder? Aos de empregabilidade dos alunos, ou aos de utilidade para a sociedade?

Bolonha vem mudar este paradigma: a Universidade rende-se à Sociedade “política” produzindo trabalhadores de banda larga ao invés de produzir pensadores de banda larga.

Como discentes ganhamos ou perdemos com este paradigma?

E como sociedade?

E se prespectivar-mos o facto de os alunos, do ponto de vista da Universidade, serem ‘barro’ a moldar… temos, enquanto alunos tanta ‘leverage’ como o barro nas mão do oleiro?

Os alunos universitátios que fizeram o ‘mooning‘ ao ministro da Educação já se formaram…. calhando até pagaram as propinas que protestavam, e nós estamos todos a pagar… a pagar para sermos moldados no sentido de satisfazer uma encomenda sobre a qual não tivemos voz activa.

Poderiamos alguma vez tê-la?

O contrato feito à umas centenas de anos, quando as ordens pedagogas pediram o estatuto de ‘universitas’ para o mosteiro da Sorbonne, está a ser traído?

Será licíto a esta geração de docentes e responsáveis universitários renderem-se às marketing mixes mais em moda em cada momento?

Imprimir esta notícia Imprimir esta notícia

Comentar


XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Login with Facebook:
Página 1 de 11
 

Bad Behavior has blocked 281 access attempts in the last 7 days.